sexta-feira, setembro 09, 2005

Ljubljana, a capital

Ljubljana, a capital.

Demorei uma semana a escrever o nome desta cidade. Cheguei aqui no dia 5 Set. 2005 com o objectivo de frequentar o curso de línguas, neste caso de Esloveno.
Antes de chegar nem sabia muito bem o que esperar da cidade, mas em Portugal existe muito a ideia de que isto é o fim do mundo, que é só pobres e despojos de guerra.
Quando estava a chegar, de avião tive uma perspectiva muito privilegiada de toda a cidade, e posso garantir que é linda! Cheia de campos e floresta a volta, com montanhas (com neve) e muitos rios a rasgar a paisagem.
Ok, o aeroporto é absolutamente minúsculo, para um aeródromo, mas pronto… cheguei aqui num A319 novo do easyjet, com cerca de 180 passageiros, para um voo diário, não é nada mau, nunca imaginei.
A primeira coisa que salta à vista é a extrema organização de toda a cidade/país. Todas as estradas parecem acabadas de fazer e sinalizar, não existe nada estragado e não existem edifícios velhos. Todas as estradas são mais do que suficientes para escoar o transito e os transportes públicos são muitos, bons e muito mais baratos que em Portugal, cerca de metade do preço. A gasolina é ainda mais barata do que em Espanha, mas o IVA é 20%.
Até agora, só vi um sem abrigo e não me parecia pobre, mas sim bêbado!
O salário médio aqui é de 1000Euros, nada mau para um país que tem um custo de vida muito parecido com o nosso. Outras coisas são estupidamente mais caras, por exemplo, a água é 2 ou 3 vezes mais cara, enquanto que coisas do tipo cereais Nestlé (chocapic) são a metade do preço! Não se percebe, mas pronto(.

Bem, a minha experiência aqui tem sido muito boa, não me queixo em nenhum aspecto. Os meus colegas de apartamento são espectaculares, ajudam-me em tudo. Tenho Internet a 4Mb/s no quarto, de graça... Tenho um centro comercial mesmo em frente ao alojamento, restaurantes, bares e discotecas, tudo aqui ao pé.

Ah, aqui existe uma particularidade muito engraçada. Em vez de senhas para uma cantina, compramos senhas que nos dão direito a refeições numa lista de 70 restaurantes à escolha… Até aqui tudo normal, pensei que seria em tascos… Engano meu, dá direito a ir a todo o tipo de restaurantes, mexicanos, indianos, etc… Tudo muito muito chique!!! Come-se do bom e do melhor por 2.5Euros…

Toda a gente fala inglês, desde o taxista até à peixeira do hipermercado, é incrível. Mais incrível é a maneira como tratam os estrangeiros, nunca vi semelhante coisa.

Por curiosidade, acho que nunca vi aqui um estrangeiro que não fosse estudante. E acima de tudo, acho que já não vejo um negro desde que saí de Inglaterra… lol

Bem, já estou cansado de escrever por agora… vou postando mais coisas.

Abraço para todos.

Hélder Gomes

1 Comments:

At 1:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como estudante de Comunicação Social, por sinal o melhor curso da UM e não só;o), devo dizer que gostei do texto...Mto bem, palminhas***

 

Enviar um comentário

<< Home