quarta-feira, novembro 02, 2005

Maybe we can forgive, but never forget

Atmosfera arrasadora. Tinha grandes espectativas quanto a Sarajevo, digamos que... não esperava o tipo de sensações que tive. Passear numa rua e encontrar todo o tipo de pessoas, muitas delas com estilos completamente diferentes de qualquer coisa que já vi, designadamente as mulheres muçulmanas com os trajes tradicionais, até agora só na tv.
Incrível a esmagadora sensação que se sente quando todas as mesquitas da cidade começam a ecoar sons de rezas bue estranhas e toda a gente se dirige mecanicamente para as mesquitas... é uma experiência...
Tivemos muita sorte em conhecer vários locais, aquele com quem tive mais contacto e gostei mais foi o Armin. Tivemos algumas conversas acerca da guerra e tal foi incrível, ele estava a falar comigo na primeira pessoa, a dizer "isto aconteceu-me", "isto aconteceu à minha família", impressionante.
Até o facto de conduzir um carro em Sarajevo é uma experiência, lá toda a gente guia como doidos, especialmente os taxistas!! Grandes malucos!! lol
Alguns dos passeios que fiz por entre os bairros à volta da cidade foram surreais.. cenário de guerra, a cidade não tem nada a ver com qualquer outra coisa que tenha visto, não tem planeamento, não tem lógica... parece tudo uma grande pintura abstrata que ninguém compreende mas toda a gente se sente esmagada pelas emoções que ela induz.
No entanto, embora tenha adorado a cidade, jamais seria capaz de lá viver. É tudo muito estranho, fantástico para conhecer, demais para ficar...
A bósnia está muito atrás de todos os outros países que eu conheço até agora, mas foi com certeza o que mais sensações me incutiu. Por exemplo, os túneis não tem respiração, é tudo uma grande nuvem de puliçao dentro, muito menos tem saídas de emergencia... nada disso... apenas um buraco no monte... auto-estradas?! ná... o máximo em toda a Bósnia é 80... e as melhores estradas são as nossas nacionais.. Casas todas destruidas, não há iluminação pública, mas as gajas são um espanto!!! lol

Para quem não sabe, Sarajevo é rodeada por montes. Esteve até 1995 (durante 3 anos) cercada por tropas, creio que serbias... em todo o lado, sair à rua era pedir a morte, os snipers matavam indiscriminadamente, haviam apenas duas ruas onde os snipers não conseguiam matar, agora chamam-se ruas da vida. Tive a opurtunidade de andar por esconderijos que eles construiram para evitarem serem alvejados por snipers.

Posso escrever milhares de linhas sobre isto que nunca vou chegar nem perto da experiência que foi... quem puder que experimente, não se vai arrepender.

O Armin disse-me uma frase que na cara dele teve um significado aterrador...

"Maybe we can forgive, but never forget"

2 Comments:

At 7:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ainda me arrepio do choque que Sarajevo me provocou. Foi sem dúvida a cidade que mais mexeu comigo e mais me deu que pensar. Gostei muito muito dos momentos que lá partilhei com todos os que nesta viagem participaram ou dela fizeram parte.

:)

 
At 11:22 da manhã, Blogger hacktivista said...

Ah e tal, subscrevo, assino por baixo e ainda rubrico. Sem dúvida a cidade mais impressionante que alguma vez visitei. Beleza muito pouco vulgar.. Momentos especiais partilhados com pessoas especiais.

 

Enviar um comentário

<< Home